Conceito 1
"A expressão designa um bem destinado ao usufruto de uma comunidade que se ampliou a dimensões planetárias, constituído pela acumulação contínua de uma diversidade de objetos que se congregam por seu passado comum: Obras e obras-primas das belas artes e das artes-aplicadas, trabalhos e produtos de todos os saberes dos seres humanos."
Fonte: CHOAY, Françoise. A alegoria do Patrimônio. Tradução: Luciano Vieira Machado. São Paulo: Estação Liberdade, Editora UNESP, 2001. P. 11.
Conceito 2
"O conjunto dos produtos artísticos, artesanais e técnicos, das expressões literárias, linguísticas e musicais, dos usos e costumes de todos os povos e grupos étnicos, do passado e do presente."
Fonte: COELHO, Teixeira. Dicionário Crítico de Política Cultural. 2 ed. São Paulo: Iluminuras: FAPESP, 1999.
A leitura dos conceitos apresentados de patrimônio mostra que a produção humana seja de seus costumes ou mesmo de sua interação com a natureza permite com que sejam transformados em bens de todos. Uma importante característica dos patrimônios sejam eles materiais (paisagístico, prédios e objetos) ou imateriais (danças, festas e jeito de preparar alimentos) é que são símbolo da história e cultura de um povo.
Responda nos comentários...
- A Fonte dos caboclos se caracteriza com bem material ou imaterial do povo sergipano?
- Como podemos prevenir a destruição do monumento da Fonte dos Caboclos?
Nenhum comentário:
Postar um comentário